Camila Alba (Chapecó, 1995) é artista visual, fotógrafa, arquiteta e urbanista pela UFSC e mestranda na FAU-USP, onde desenvolve pesquisa aliada a seus trabalhos artísticos.
Vive e trabalha entre Florianópolis e São Paulo. Suas linhas de pesquisa desdobram-se sobre as realidades que habitou, utilizando como ferramenta a fotografia analógica associada a práticas contemporâneas e a processos de escrita.
Produziu enquanto artista-pesquisadora Paisagem Tendência, projeto elaborado junto a outros colegas artistas que investiga os discursos presentes na paisagem urbana das cidades do litoral norte catarinense, premiado pela Fundação Catarinense de Cultura (Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, 2021) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil de SC (categoria cultura arquitetônica,2023). Publicou Fruição Pública (Editora Caseira, 2022), livro de artista que investiga as relações entre arte, arquitetura, fruidor e cidade. Publicou Mucho laburo de la pacha, ensaio fotográfico que registra a paisagem do norte argentino (Revista Indisciplinar, 2017). Participou de exposições nacionais como o 16º Salão Nacional de Arte de Itajaí e internacionais como a 5ª The Wrong Biennale (2022) e a Emerging Brazilian Photography (Japão, 2022). Seu ensaio Movimentos telúricos está disponível na galeria Espaço Sem Nome.
Foi artista residente no Coletivo Na Casa em 2021. Participa do grupo de estudos e acompanhamento de projetos em arte contemporânea “Imagem, História, Cidade”, com Ivan Padovani e Thiago Navas. Cursou Arte como conhecimento, com Franz Manata, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage; Arte Contemporânea Brasileira, com Kamilla Nunes; e Fotografia Nas Artes Visuais: Práticas Contemporâneas com Letícia Lampert.
Atua também como pesquisadora, produtora cultural e fotógrafa de arquitetura.
_
Contato
+ 55 47 99723 6696
Fotógrafa de arquitetura @acamialba
Artista visual @cammialba